* Posts entre 2002-2006

Como se faz um jornal online?

Criar uma versão online para um jornal em papel tem pouco de extraordinário, sabemos. A novidade talvez esteja no fato de este passo-a-passo ser registrado publicamente. É isso o que está ocorrendo com a publicação portuguesa “cenaberta“, mantida pela associação Cena Lusófona. Os bastidores da migração da versão impressa do jornal para a mídia digital estão sendo expostos, desde o último dia 21, no weblog “Como se faz um jornal online“.

O mentor da iniciativa, o jornalista António José Silva, revela que o blog não objetiva exatamente ensinar como é que se faz um jornal online. Trata-se muito mais de uma experimentação. AJS informou-me por email que a estréia do jornal online está marcada para o início de Julho. Então temos aí pouco mais de um mês para acompanhar este “reality show” jornalístico.

Seguem abaixos outras informações fornecidas gentilmente pelo colega:

———–

Quantas pessoas estão envolvidas na criação impressa do “cenaberta”?

AJS – Na edição em papel colaboram quatro pessoas na redacção: um repórter fotográfico, uma recém-licenciada em jornalismo pela Universidade de Coimbra, um outro colega com formação na área do Turismo e eu.

E no registro online da criação do jornal?

AJS – Relativamente à edição online, toda a concepção gráfica, base de dados, programação, etc., foi feita por mim. O jornal, as secções, o que vai ter e como vai ter, resulta um pouco de tudo o que fui lendo nos últimos dois anos ná área. Como é óbvio não é o state-of-the-art. Mas tentei aplicar no jornal online algo do que aprendi. Numa fase inicial os textos são essencialmente resultado do que é produzido para a edição em papel. No entanto já foram produzidas algumas notícias tendo como referência exclusivamente o suporte digital.

Como fica a questão do sigilo? Expôr esse processo não deixa o produto vulnerável? A associação não se posicionou contrária à idéia do blog?

AJS – Foi uma questão que não coloquei à direcção. Porque é público que iremos lançar o jornal em formato digital – assumimos esse compromisso no editorial do número um do cenaberta; por esta razão acho que a questão do sigilo não se coloca.

———–

Ainda sobre essa questão da relação entre versão papel e online, retomo aqui dois posts publicados pelo Intermezzo em 2003:

# Shovelware e Repurposing (DB);

# Jornalismo online/digital e ciberjornalismo (Beth Saad).

(Em tempo: a deixa do cenaberta veio deste post do J&C).

About these ads
Padrão

2 comentários sobre “Como se faz um jornal online?

  1. Pingback: Como se faz um jornal online? « jornalismo online

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s