Cibercultura, Links 2014

Para que serve o Twitter?

twitter_imezzo.jpgO Twitter é uma comunidade virtual focada em responder uma pergunta bem objetiva: “o que você está fazendo neste instante?”. Os participantes devem respondê-la com apenas 140 caracteres.

Cada usuário tem a sua própria página e uma lista de contatos. Nesta página, lê-se as mensagens de todos que pertencem a rede deste usuário.

Foi criado em 2006 e tem ganhado cada vez mais popularidade na web, inclusive no Brasil.

Por isso, fomos tentar perceber do que se tratava.

Seguem, portanto, as minhas primeiras impressões, exatamente nesta ordem de ocorrência:

  • A primeira: o Twitter é uma inutilidade. Eu lá quero saber o que os outros estão fazendo?! E lá tenho tempo de ficar escrevendo sobre o que estou fazendo neste instante?!
  • Porém, o mais engraçado – e por isso acaba por não ser tão inútil assim – é que boa parte das pessoas que lá estão NÃO usa o Twitter para dar satisfação de suas vidas (“estou a escovar os dentes”, “estou cozinhando” etc.). A maioria das que encontrei apropria-se da ferramenta para: a) divulgar os posts de seus blogs, b) fazer marketing pessoal ou empresarial, c) encontrar pessoas com os mesmos interesses e tentar tirar algum proveito disso, d) pedir ajuda, mandar recados e afins. Ou seja, aumentar a rede de uma forma muito ágil (e diria até bem obsessiva).
  • À primeira vista, o Twitter parece uma espécie de “chat”. Mas em se tratando de conversações, vai além de uma sala de bate-papo. E também se diferencia do MSN ou do Google Talk. Por quê? Pode ou não ser síncrono: as mensagens ficam todas registradas em cada página de usuário e este as responde quando lhe apetecer. Os diálogos são públicos. Qualquer um pode acompanhar as suas conversas. É possível saber quem são os contatos de seus contatos. Está mais para um “mass-messenger” a la Orkut. Resumo: parece com muita coisa que já conhecemos, mas é originalmente diferente em alguns aspectos.
  • É um sistema meio tosco. Não há ferramenta de busca, a customização de design é limitada. Não é possível publicar imagens nem editar o texto publicado.
  • Por outro lado, apresenta algumas funcionalidades bem interessantes: é possível enviar mensagens tanto via web quanto pelo Jabber e Gtalk e ainda por telefone celular. Além disso, fornece o script para ser agregado a um blog ou página pessoal.
  • Por fim, parece-me que o Twitter atrai os usuários devido ao seu alto nível de ludicidade. Uma vez que reúne muita gente, acaba servindo para qualquer coisa: desde estabelecer contatos pessoais e profissionais até fazer campanhas políticas. Poderia até ser bem aproveitado no ciberjornalismo. Como dizem os seus criadores, possibilities are endless.

Mais:
- Cris Dias fala que o Twitter é uma espécie de “micro-blogging”.
- Bruno Torres não vê graça nenhuma nesta coisa.
- Leonardo Faoro desistiu de vez e cometeu um twittercídio.
- Jonathan Scwartz, da Sun Microsystems, afirma que essa é a alternativa mais interessante desde o YouTube.
- Rafael Ziggy faz a lista dos veículos de comunicação que estão no Twitter.

follow danibertocchi at http://twitter.com

About these ads
Padrão

46 comentários sobre “Para que serve o Twitter?

  1. Pingback: Para que serve o Twitter? » CrisDias weblog

  2. Pingback: BlogAjuda » A febre do microblog

  3. Palpiteira disse:

    Eu já tinha ouvido falar de twitter lá no Tiago Dória, mas não tinha dado atenção. Hoje, confesso, até entrei na home, mas não fui com a cara e nem quis saber para o que servia. Aqui, não sei se foi a vontade de ler um blog novo :), mas achei sua explicação bem legal e fico muito agradecida. Agora sei para que serve e que não serve para mim.

  4. Comecei a usar hoje. Minha primeira impressão é que o grande barato do Twitter é a mobilidade associada à facilidade de comunicação em comunidades. O aspecto lúdico, informal, sem dúvida conta muito.

  5. Pesquisa da Acenture mostra q 68% de graúdos executivos têm certeza de que farão negócios em redes sociais e com conteúdo gerado por usuários no futuro. Mas, 57% desses também acham que isso representa um dos três maiores desafios para serem enfrentados.
    .
    Ou seja
    .
    Quem não consegue entender isso não está sozinho.

  6. Pingback: Twitter « | .eu me remexo muito. |

  7. Pingback: rascunho » Blog Archive » links for 2007-08-17

  8. Postei a mesma coisa lá no Bruno Torres, mas como vi a discussão primeiro aqui, vou colar o que escrevi lá aqui no Imezzo (e que é do que penso a respeito do Twitter):

    Meu pai diria que isso é coisa de quem não tem o que fazer na vida. Li que isso tem muito sucesso no Japão e em cidades americanas onde o uso de SMS em celulares já é bastante difundido (para variar, tem brasileiro sonhando em chegar a ser rápido como caras de Tóquio ou São Francisco).

    Teve jornalista americano, li em algum lugar (Observatório da Imprensa, acho), que fez até cobertura de evento pelo twitter. Acho que é a febre por ser original e fazer algo que ninguém nunca fez — essa doença do tudo novo, tudo rápido, fugaz, agora, imediatamente, já (ah, não quero mais, perdeu a graça), que herdamos da modernidade.

    São ondas. Meses atrás era só materiazinha sobre o Second Life (parece que a mídia estava até ganhando lindens para a divulgação). Hoje, não vejo mais nada a respeito. De repente, vem o Twitter. Amanhã, é a USB na nuca para plugar na Matrix. Depois é a mulher programável que o carinha põe lá na Matrix. E assim vai.

    Na real, isso é uma coisa que pega bastante em cidade grande, acredito, onde a vida é bem mais isolada, fragmentada, individualista — cada um no seu apartamento, debaixo de um céu cinza, para quem um dos sentidos da vida é noticiar que acabou de escovar os dentes, e se sentou diante do PC, e digitou a senha, e blá-blá-blá… Em cidades menores, onde a vida acontece na rua, as pessoas ainda gostam mais de bater um bom papo, fofocar pessoalmente, dar uns tapas nas costas como cumprimento, rir, esfregar as mãos de frio, essas coisas que para alguns talvez já devem parecer meio ancestrais.

    Abraços

    • rondineli disse:

      Muito “10″ tudo que escrevesse, legal gostei mesmo do que li, principalmente do último parágrafo, penso que retratasse bem o que é a realidade.

  9. Pingback: Já ouviu falar em twitter? « DGmike

  10. Ótimo post … eu acho que o problema é que algumas pessoas entram meio desinformadas no Twitter, e pelo fato da chamada ser algo como “O que estou fazendo no momento” de cara se resumem a isso também, não procurando mais utilidades … ele é um bebezinho ainda, e esta se desenvolvendo ao lado de grandes pessoas, apesar de termos muitos curiosos e usuarios avidos por novidade, qualquer tipo de novidade mesmo não sabendo bem o que é e pra que serve … se você procurar bem vai achar valiosas informações. Eu geralmente dou uma olhada em link que os posts apresentam vai que tem algo de bom, alem de procurar pessoas que pesquisam coisas que me interessam ou que trabalham com isso.

    Mais como disse a iniciação é que atropela e cega aos que não gostam do twitter, o meu primeiro contato foi atraves de uma matéria que recebi da WEBINSIDER onde Gilberto Pavoni Jr. explicava a nova onda, o fato de ter referência ao iniciar no twitter me fez vê-lo de outra forma, sabia pra que ele servia para ele e acabei por descobrir como poderia ser útil para mim. E o acho muito útil, é um mural de novidades, de ideias, de discussões, de informações de todos os tipos possíveis. E assim como em tudo na vida temos que filtrar o que é útil e o resto … dexa lá.

    Quem vai querer saber que acabei de tomar água ?! Será que alguem vai vim aqui tomar água comigo ?! Ou será que vamos discutir a forma que tomo água !?

    Bem gente vou tomar outro copo de água, alguém ta afim ?! =]

    Twitter vai Vingar pode ter certeza.

  11. Pingback: Twitter? Bem, é divertido! « The C Shasp

  12. jack disse:

    Olá !

    Lançamos essa semana o GOZUB (www.gozub.com), o twitter brazuca !

    É um micro blog BRASILEIRO onde os usuários podem postar via web, IM e celular (esta função ainda não disponível). Os usuários também podem seguir
    as postagens de outros ou serem seguidos. Conheçam e inscrevam-se !

    um abraço,
    jack

  13. Pingback: Blog Clippings » eCuaderno

  14. Pingback: WillianFernandes.com.br » Twitter - Minhas Impressões - Python, PHP, JavaScript, AJAX, XML, XHTML, CSS, Desenvolvimento Web, Linux

  15. Pingback: Sim-Signo

  16. Pingback: ER > Movimento blog voluntário (3) « Penso, logo mudo de idéia

  17. Wallace Pintô disse:

    No inicio eu sinceramente não via mta utilidade pra ele naum… mas depois pensei…
    Realmente o twitter é um site muito interessante no que se refere a interatividade…

    Navegando na net encontrei uma aplicação bem bacana que uma agência fez a partir dele.. lembra aquela teia q o orkut usava antigamente, mostrando quem estava ligado a você

    http://twitter.agenciainteragir.com.br

  18. Pingback: Para que serve o Twitter?, Parte II « intermezzo

  19. Pingback: LINKS PARA UM FERIADO PREGUIÇA :: André Deak

  20. Pingback: ponja.net blog » Archives » O que é Microblogging?

  21. egidiocs disse:

    Olá Daniela!!

    Explore o ciberdinamismo e amplie esse post!
    O twitter é hoje a segunda maior plataforma de busca endêmica, atrás apenas do youtube! É extremamente relevante no contexto. Acredito que o twitter é um importante componente dessa moldagem constante da web.

    Vamos manter contato!

    abs
    -egidio

  22. Fabiano Cores disse:

    Gente, o Twitter não é uma versão simplificada do orkut, ou coisas parecidas como estão sendo comentadas por muitas pessoas. Como diretor de tecnologia, de uma empresa que busca automatizar todo e qualquer processo de negócio dentro de uma organização, já consegui visualizar várias e inúmeras possibilidades com o Twitter. É uma nova forma de se comunicar, e isto será cada vez mais popular, pois a gigante GOOGLE já está lançando o WAVE (wave.google.com) – o dilema agora é COLABORAÇÃO. Entendam que o sistema Twitter não é uma ferramenta pra dizer que está tomando água. Existem centenas de milhares de formas de se interpretar as funcionalidades do Twitter. Veja por exemplo, a locaweb, que possui uma conta no twitter. Reportei à locaweb via twitter (@locaweb_reply) informando que meu domínio estava com lentidão de conexão, e fui atendido tão rapidamente, que foi esta a minha primeira impressão do poder da ferramenta.

    Siga os twitteiros que quiser, poste informações úteis, utilize as ferramentas de pesquisa por indexação do twitter, e aí vocês vão começar a entender o por que da febre mundial. Para mim, está muito claro: é uma revolução na forma de se comunicar, basta saber usar, e ter um por que de usar.

    Um exemplo bem prático… em apenas uma noite, consegui montar uma rede de relacionamentos, testando o twitter, utilizando somente a ferramenta de pesquisa que ela fornece.

    Procurei por palavras chaves #email, #erp, #software, comecei a me comunicar com pessoas de perfil próximo ao que estava procurando, e já estou conseguindo até parceiras, tudo graças ao Twitter.

    Outra coisa – todas as grandes ferramentas que utilizamos hoje, foram provenientes de projetos inovadores. O Twitter ainda é um bebê perto do que vai se tornar até o final do ano. E aguardem pelo wave… de acordo com comentários da própria equipe de desenvolvimento, será o segundo maior projeto da gigante depois do GOOGLE MAPS. Então, só para se ter uma idéia do que estamos falando…

    Entrem no twitter, explorem, entendam, e encontrem uma utilização… e verão que o twitter não é um mini-blog, não é um mini-orkut, nem nada parecido. É muito maior do que parece, porém conseguiram fazer com uma interface muito leve e fácil de ser utilizada.

    E, para não perder o embalo, segue minha conta do twitter: @fcores

    Abraços a todos!

  23. Pingback: Será o fim da blogosfera? « Na Hipermídia

  24. luciana disse:

    Também achava o twitter uma ferramenta inútil e não gostava. Mas tudo depende da finalidade. Percebi que ela eh uma ótima ferramenta para propragar informações, sendo assim, tenho o cuidado de transmitir notícias que considero interessante, ou seja, procuro transmitir as boas informações que tive durante o dia, com objetivo de propagar informações. Também não vou sair publicand o jornal nacional, mas tem novidades diárias na internet que merecem maior atenção por se tratar de algo novo e útil para muitos de nós. Claro que não dá pra fugir de questões particulares porque sempre tem um amigo que puxa conversas do tipo tosca comigo. Mas compenso com informações e de vez em quando procuro algo engraçado para sair da rotina. E paro de seguir imediatamente àqueles que publicam besteiras e induzem opiniões, querendo manipular a informação. Um exemplo disso é a publicação de candidatos à votos e retwits sobres esses assuntos. Acredito que no twitter a informação deve ser livre de opiniões e preconceitos, porque essa é a tendência de discussões online.
    Mas resumindo:
    - O que eu quero dizer com tudo isso é que nenhuma ferramenta de comunicação é inútil se for usada para uma finalidade específica. Seja Orkut, sonico, myspace,facebook,twiiter, buzz ou msn. Eu mesma tenho todas elas, e posso dizer que me ajuda muito a me manter informada sobre meus amigos, opiniões de usuários (âmbito geral) e ao mesmo tempo compartilhamos arquivos e links que achamos interessante. Não seria uma forma de conhecer um pouco mais dos outros e de manifestar nossos conhecimentos?

  25. dhony... disse:

    todos q dizem q nao tem graça nenhuma estao errados ao meu ponto de vista pois pra tudo teem um por q e um sentido se é q vc q esta lendo me entende pois deveria, pois tudo tem um motivo e é claro vc q disse nao tem graça nenhuma pode estar certo pois cada um pode ter o direito da sua opiniao?

  26. Pingback: Referências bibliográficas, apresentações e outras indicações de mídias sociais | RPalavreando

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s